O sucesso consiste em não fazer inimigos!
Nas relações humanas do trabalho, existem apenas 3 regras.
Regra número 1:
- Colegas passam, mas inimigos são para sempre.
- A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano.
- Cinco anos depois, o favor será esquecido.
- Não adianta mais cobrar.
- Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
- Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.
Regra número 2:
- A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta.
- Favor é como um investimento de curto prazo.
- Desfeita é como um empréstimo de longo prazo.
- Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra número 3:
- Um colega não é um amigo.
- Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo.
- Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.
- Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.
- Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender..
- Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos.
- Estatisticamente, isso parece ótimo.
- mas não é.
- A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.
- Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos.
- Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que tem boa memória.
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